Unidades

Unidade 1 

-EU?Questionamentos : Donde venho? onde estou? para onde vou? o que gosto de fazer? O que não gosto de fazer? O que gostaria de fazer mais tarde? .
-No diário Gráfico: para cada uma das questões escrever, anotar, desenhar , colar imagens que possam ajudar a responder a estas questões , pode organizar essas imagens e textos como um mapa mental ou mapa visual por exemplo.

-Com Fotografia: tirar uma fotografia de identidade, e se quiser com um programa de edição de imagem no computador modifique essa foto: luminosidade, saturação, recorte, cores, etc. Essas experiências podem dar-lhe ideias para as explorações no diário gráfico.
Pesquisa: Veja como artistas trabalharam o retrato , por exemplo Andy Wharhol; Tomoko Sawada; John Clang; René Magritte; Frida Kahlo e Jorge Molder . Tome notas sobre as obras consultadas no seu diário gráfico. -Produto Final: Um badge de identidade , do tamanho do seu cartão de cidadão em cartão ou cartolina com o seu retrato final e o seu nome.

Unidade 2

Série 1: Traço a lápis Preparação do ambiente de trabalho : Deixe a mesa livre, apenas com o material necessário para este exercício. No final limpe a mesa.

Exercício 1.1: Pressão da mão numa folha A4 trace linhas horizontais preenchendo toda a largura da folha tentando manter a mesma pressão no lápis ( lápis Hb ; lápis 2B)

Exercício 1.2: Pressão da mão- numa folha A4 trace linhas verticais preenchendo todo o comprimento da folha tentando aumentar a pressão no lápis ( lápis HB ; lápis 2B)

Exercício 1.3: Pressão da mão- numa folha A4 trace linhas oblíquas preenchendo toda a folha tentando aumentar a pressão no lápis ( lápis HB ; lápis 2B)

Exercício 1.4: Faça linhas livres , abertas , fechadas, quebradas experimentando várias direções, movimentos e pressão. Realize o mesmo exercícios com carvão, lápis de cor, pastel seco e pastel de óleo 

Unidade 3

Série 1: Saber Observar (papel de esboços A4, diário gráfico)

  • Modelo: um ouriço de castanha
  • Observar bem o modelo, a estrutura da forma, a estrutura da textura.
  • 1.1. Desenhar a forma do ouriço sem olhar para o papel
  • 1.2: Desenhar a formas do ouriço de memória
  • 1.3. Desenhar a formas do ouriço com os olhos fechados
  • 1.4. Ampliar uma unidade de textura- um ou dois tufos de picos
  • 1.5. Ampliar a forma do ouriço numa escala de 1-1,5 .
  • 1.6. Desenhar a estrutura interna da forma do ouriço
  • 1.7. Desenhar um ouriço a tinta da China e aguada
  • 1.8: Desenhar um conjunto de ouriços a pastel seco e ou pastel de óleo
  • 1.9: UM por DIA : 6 desenhos de objectos naturais de 30 de Outubro até dia 7 de Novembro

Serie 2 ( Medir/ Relação/ Ângulos e Direcção )

  • ilustração científica
    • desenho científico
    • Pedro Salgado ( ilustrador) e outros desenhadores e ilustradores científicos
    • Animais do Jardim Zoológico: O livro que Pedro Salvador Mendes ilustrou

    • Como fazer uma ilustração científica
      • Faça uma colecção de pequenos objectos naturais , coloque numa caixa decorada por si
      • Escolha um objecto
      • Observe-o com atenção com ajuda de uma lupa se possível
      • Prepare régua, papel, lápis de cor e lápis HB
      • coloque o objecto sobre um quadrado de papel papel milimétrico ou quadriculado. faça marcações em cm nas margens do papel
      • Defina o contorno do objecto medindo as distancias dos pontos de referência do contorno do objecto às margens do papel onde ele está colocado.
      • Represente as formas internas e textura do objecto em relação às suas linhas estruturantes



  • Unidade 4

    Unidade 4 ( 2º Período)

    Tema do Unidade: Mais Contigo: O Mundo dos Jovens

    Tema transversal , pesquisar os assuntos debatidos nas sessões do programa Mais Contigo

    Para se desenhar com desenvoltura temos que treinar o olhar e o gesto. . Medir, relacionar; captar os ângulos, as formas, os espaços vazios e os espaços cheios.

    Nesta unidade vamos captar as relações entre tamanhos e direcções , aprender a técnica do carvão , desenhar com métodos tradicionais e com métodos contemporâneos. Aprender conceitos de percepção visual e realizar um projecto de trabalho sobre o tema Mais Contigo: O Mundo dos Jovens.

    Serie1

    A técnica do Carvão

    Experimentação do material: modulação da superfície: ambiente urbano

    Serie 2

    Diário Gráfico

    Sentido Limite e reconhecimento

    Escolha reproduções de obras de arte , preferencialmente desenhos de figura humana,

    Elabore representações gráficas que contenham exclusivamente as principais linhas de limite e/ou contorno das formas aí presentes.

    Analise em notas escritas as transformações que se operam ao nível da reconhecibilidade quer das figuras individualmente, quer das obras no seu todo.

    Exemplos de artistas ( do ppt visionado na aula) : Toulouse Lautrec; Delacroix; Géricault; Ingres; Henrique Pousão; Artur Loureiro; Soares dos Reis; Manet; David; Degas; Seurat; Daumier; Júlio Pomar; Júlio Resende

    Serie 3

    Pesquisa: Cânone de Vitrúvio; modulor de Le Corbusier; Antropometria; Ergonomia ; Desenho Anatómico

    Suportes:Vários papeis

    Materiais: Marcadores, Lápis; carvão

    Tema: Figura Humana

    Nesta série pretendemos que os alunos consigam representar a figura humana , respeitando as proporções e criando desenhos expressivos com carvão recorrendo a linhas estruturais, de contorno e à mancha para sugerir o volume .

    3.1.Escolha uma fotografia de uma figura humana de corpo inteiro

    Num acetato A4 a caneta negra passe o contorno da figura

    No acetato descubra as linhas essenciais definidas pela estrutura óssea

    No acetato descubra os volumes principais definidos pela estrutura óssea e pela estrutura muscular

    Numa folha branca A4 replique as linhas essenciais para desenhar figuras humanas, desenvolva o volume do corpo a partir de linhas e de manchas ( faça esboços com lápis, marcador e tinta da china)

    3.2. Vários Esboços de figura humana com mancha e linha utilizando carvão

    Série 4

    Nesta série pretendemos que os alunos utilizem intuitivamente - à mão livre- métodos de representação do espaço com recurso à perspectiva linear ( 1,2, 3 pontos de fuga) e às axonometrias ( cavaleira, isométricas, dimétrica)

    Esboços e desenhos a lápis em papel A3 de :

    • 4.1 - a partir de uma fotografia de uma rua
    • 4.2. nas arcadas da escola
    • 4,3. caixas e objectos
    • 4.3. ambiente imaginário




    UNIDADE 5

    Trabalho de projeto: 

    Titulo:   Medo p'ra quê?

    Conteúdo: este trabalho consiste numa curta metragem em que o objetivo e demonstrar as inseguranças e influências que os jovens de hoje em dia possuem.

    Realizadores: Ana Raposo

                            Filipa Correia

                            Diana Augusto

                            Maria Neves

                            Sara Carvalho


    UNIDADE 6 

     1º: Trabalha-mos a cor.

    2º: Estive-mos a experimentar as várias maneiras de pintar com aguarela e as suas técnicas (papel muito molhado, palpel seco, papel mais/menos rogoso, aguarela com muita/pouca água, etc).


     3º:  Tive-mos que pensar em alguém de quem gostamos muito e representar essa pessoa por objetos.

    4º:  Pinta-mos naturezas mortas e paisagens a aguarela.

     5º:   Utiliza-mos pastel de óleo para fazer naturezas mortas e paisagens.

    UNIDADE 7

    Trabalho de casa das férias da Páscoa: tinha-mos que desenhar 5 desenhos de figura humana e 5 desenhos de natureza morta.

                                                             Figura Humana

    • sdfdd

    PESQUISA DA NATUREZA MORTA

    1ºexercicio- estudamos fomas e padrões modulares.

     -comecei por desenhar um dente de leão depois transfomeio num balão de ar quente.

    2º exercicio- neste exercicio tinha como base um modelo de uma transformação de Escher e tive que pegar no padrão e desenha-lo com os processos de transformação (rotação, translação e refleção)

    3ª exercicio- realizei um exercicio do exame de desenho do ano passado que consistia em pegar numa parte da fotografia de Fernando Lemos e reinventa-la.

    Tivemos um wokshop de colagens de fotografias sobrepostas.


    diana augusto / 10ºU / Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por Webnode
    Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora